Aspectos básicos das Pérolas

/
0 Comments


Há muitos aspectos a ter em consideração ao escolher pérolas, mas os mais importante são as características de qualidade de brilho, cor, forma e tamanho.

Brilho

O brilho é a qualidade e quantidade de luz refletida na superfície da pérola, ou o seu "brilho próprio". Um item muito brilhante indica que tem um núcleo de alta qualidade. Deve poder ver a sua própria reflexão claramente na superfície de uma pérola. Quanto melhor, mais espesso e mais uniforme é o núcleo, mais lustroso e limpo será a pérola, e portanto mais valiosa e desejável.



Cor

A cor é determinada pela "mãe da pérola", ou forro, dentro da concha da ostra. A cor da pérola inclui três componentes: a cor de corpo ou primária, a cor de coloração (uma tinta que aparece formidável - sobre a cor de corpo) e um componente raro chamado "Orient" (um iridescente de cores de arco-íris  que geralmente é encontrado em pérolas barrocas ou pérolas com superfícies irregulares). As mais valiosas nas pérolas de corpo leve são as cor-de-rosa, e brancas. Entre as pérolas de corpo escuro, como as pérolas taitianas, são pretas com uma coloração verde, conhecidas como "Pistachio".


Forma e Tamanho

Tradicionalmente, as pérolas apresentam formas redondas, mas existe uma variedade de formas que servem todos os estilos de moda. Mais recentemente, houve um aumento do interesse em formas não redondas: A forma de "gota ou lágrima" dão origem a brincos e pingentes, enquanto as formas Barrocas ou podem oferecer oportunidades a projetos interessantes. Existem três aspetos que determinam o tamanho de uma pérola: o tamanho do núcleo, o tamanho da ostra e a espessura do nácar. O tamanho é um fator importante a sua avaliação.



As pérolas são jóias preciosas e devem ser tratadas como tal. O nácar dá á pérola as cores de arco-íris e brilho, mas a sua natureza delicada também faz com que as pérolas sejam particularmente suscetíveis a danos. Por esta razão, deve ser extra cuidadoso com as pérolas.

Limpeza

Nunca usar ultra-som ou limpeza a vapor. Limpe com um pano macio, depois de cada utilização. Não a coloque em água ou outro líquido. Guarde longe de outras jóias. Vista em último, e dispa primeiro, de modo a  evitar contato direto com perfumes e lacas

Dureza (Resistência A Arranhões)

2 1/2 - 4 na escala de Moh

Resistência (Lascas e Quebras)

Geralmente é boa, a menos que as camadas exteriores tenham imperfeições de superfície.

Estabilidade (Em Relação ao Calor, Luz, Químicos)

Evite qualquer exposição ao calor prolongado inclusive fontes de luz intensa. Evite químicos, todos os ácidos, transpiração, perfumes, e lacas (de álcool).

Cuidados a ter com as Pérolas:

  • Aplicar cosméticos, lacas e perfumes antes de colocar qualquer joalharia com pérolas. Quando remover as jóias, limpe-as suavemente com um pano liso, para remover quaisquer vestígios destas substâncias.
  • Também pode lavar as suas jóias com sabão neutro ou água.  Não as limpe com quaisquer  químicos, abrasivos ou solventes. Estas substâncias podem danificar as pérolas.
  • Não atire as pérolas para dentro da sua bolsa, mala, ou caixa de jóias. A superfície das pérolas é suave e pode ser danificada por pontas de metal, por pedras mais duras ou outras peças de joalheria.
  • Coloque as pérolas numa mala de camurça ou envolva-as num lenço quando as guardar.
  • Cosméticos, transpiração, óleos e tecidos normais enfraquecem e arranham os fios onde as pérolas estão presas. Leve as suas pérolas ao joalheiro uma vez por ano, para reforçar a base. Certifique-se que as pérolas têm um nó entre cada uma delas. Isto irá prevenir a perda de pérolas se o fio se partir.